Resumo das sessões

Sessão dia 11/04/2011

A sessão da Câmara de Vereadores do dia 11/04/2011 trouxe muita discussão em torno do requerimento do Vereador Valmir que solicitou a presença de um engenheiro do CREA/BA para fazer uma avaliação do Colégio Prado Valadares. Segundo denúncias, sessão anterior, o recém inaugurado Colégio já apresenta rachaduras e ainda segundo informações não foi feita uma estrutura para que haja um segundo andar. O Vereador Jair, o único a votar contra o requerimento, esteve na localidade com um Engenheiro da Prefeitura e não encontrou irregularidade, ”o que há são fissuras, mas são questões técnicas e não estrutural”. Para o Vereador Prof. Saborosa “a inspeção da escola deve ser feita por um engenheiro que não tenha vínculo com a prefeitura para que a avaliação seja imparcial. Essa avaliação deve dirimir todas e quaisquer dúvidas em relação a escola. Precisamos ter cuidado, pois estamos tratando da segurança de crianças e profissionais que fazem parte dessa escola – são vidas e com isso não se brinca”.
Outra questão polêmica foi a desapropriação da Borracharia do Sr. Dedeu. A sua esposa se fez presente na sessão, pois está sentindo-se constrangida por pessoas ligadas ao prefeito para que entregue a sua borracharia e a sua casa para que seja feita a garagem da SAMU. Os Vereadores foram solidários a família do Sr. Dedeu e se comprometeram a não votar uma desapropriação, a não ser que seja feita um acordo pela família. Prof Saborosa em sua fala pediu que “o prefeito e as pessoas, que são de fora, respeitassem os santo-amarense. Conheço seu Dedeu desde criança quando pegava o baba no Irapuru. Homem digno que sempre trabalhou para criar seus irmão e sustentar a sua família. Hoje, uma pessoa idosa e doente merece nosso respeito. Em nossa cidade, existe muitos espaços ociosos para a construção da garagem da SAMU, que será de grande importância para o povo de Santo Amaro.
 O Prof Saborosa também solicitou a presença do Secretario Municipal de Educação para prestar esclarecimento sobre as aplicações dos recursos da Educação no ano de 2010, além da licitação, repasses do FNDE, contra partida do município, notas fiscais, referentes a Merenda Escolar. “As aulas, segundo o calendário da SECEDUC, começaram dia 28/02/2011 e a merenda escolar só começaram a chegar às escolas no início de abril. A merenda é de suma importância, pois para alguns alunos essa é a principal refeição do dia.”